O cabelo sofre mais a queda no inverno ou no verão? Entenda…

As estações do ano afetam diretamente a aparência do cabelo, especialmente aumentando o frizz e diminuindo o brilho, mas o que muitas pessoas não sabem é que a mudança do clima também pode provocar um aumento na queda de cabelo. Ainda que a temperatura não afete diretamente os fios, os hábitos de cuidados que são adotados em cada período do ano fazem toda a diferença. Aí vem a dúvida: o cabelo cai mais durante o frio ou durante o calor? Pesquisamos para entender as alterações e escolher as melhores maneiras para evitar esta situação . Confira!

Então, em qual estação o cabelo cai mais?

O mais comum é perceber um aumento na queda de cabelo durante os meses de frio. “O inverno costuma ser mais agressor dos fios, já que passamos a utilizar a água mais quente para lavar os cabelos, o que pode ressecar o couro cabeludo ou aumentar a produção de sebo. Prejudica também a pele e consequentemente piora o quadro de queda. Devemos lembrar que, no decorrer do ano, outros fatores também podem contribuir para a queda. Uma pessoa perde em média 100 fios por dia, então qualquer aumento nessa quantidade pode indicar que há um desequilíbrio interno no corpo. Causas que podemos considerar são o estresse, problemas hormonais, uso de medicamentos, má alimentação e certas dermatites.

Como saber se o cabelo está caindo mais do que o normal?

A queda de cabelo pode afetar tanto homens quanto mulheres e causa incômodo a todos. De uma forma geral, cada pessoa perde em média 100 fios de cabelo por dia, mas se você tem a sensação de que pode estar com uma queda mais acentuada, vale a pena procurar a causa do problema para remediá-lo da forma correta. Saiba como identificar quando a queda sai da normalidade e o que fazer em cada situação

Queda ou quebra? Entenda a diferença.

É preciso observar se o quadro é realmente de queda ou se o problema é a quebra. Na queda, o fio se solta desde a raiz, geralmente com o bulbo ainda acoplado – procure uma bolinha branca na ponta para ter certeza. Nesses casos, a causa geralmente está associada a alguma carência nutricional ou quadro de saúde do organismo em si. Já a quebra é um sinal do enfraquecimento da estrutura do fio, então pode ser provocada por excesso de químicas, uso inadequado de ferramentas de calor ou atritos do dia a dia. Nesses casos, os cabelos se partem em pedaços menores, o que provoca uma aparência de pontas ralas em relação à raiz.

Como tratar a queda dos cabelos em qualquer estação do ano?

Como a queda de cabelo geralmente é causada por desequilíbrios no organismo, o acompanhamento médico é fundamental. Procure um dermatologista de confiança. Ele poderá realizar testes e exames específicos para diagnosticar quais as causas da queda e direcionar quais os melhores tratamentos naquela situação. Além desses cuidados de dentro para fora, você também pode contar com a orientação de um cabeleireiro que vai indicar produtos, como um Cronograma Anti Queda que ajudem a fortalecer os fios e encorajem o crescimento saudável. Algumas linhas podem além de fortalecer, auxiliar no crescimento saudável e manter uma hidratação equilibrada para a proteção dos fios. É bom evitar dormir com os fios molhados, já fungos e bactérias gostam de lugares quente e úmido. E manter uma alimentação e hábitos saudáveis. Com poucas mudanças de hábito e cuidados simples suas madeixas estarão sempre vistosas e maravilhosas.

Publicado por: Marciene Silva em 22 de maio de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *