Como hidratar o cabelo: dicas e produtos infalíveis para acertar na hidratação

Hidratação

A hidratação para cabelo é uma das necessidades básicas de quem quer mechas saudáveis e vistosas. Como hidratar o cabelo ajuda a reter a água e os nutrientes dos fios, o resultado são mechas fortes, sedosas e cheias de brilho.

Mas a correria do dia-a-dia pode te impedir de manter a hidratação, ou pode ser que você não esteja tendo os resultados esperados. Nessas situações, diversas dúvidas podem surgir: quando hidratar o cabelo? Como hidratar o cabelo seco ou loiro? O que utilizar? O que se pode ou não fazer?

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Este artigo tem tudo que você precisa saber para manter seu cabelo sempre hidratado e vibrante. Você descobrirá os cuidados que deve tomar, conhecerá ótimos produtos, e, ainda por cima, aprenderá a utilizá-los. Continue lendo e diga adeus ao cabelo ressecado!

Por que é importante a hidratação para cabelo?

Hidratação

Não importa se você está utilizando um finalizador ou uma máscara de hidratação, o princípio do tratamento é basicamente o mesmo. Entenda como hidratar o cabelo faz bem para os fios e como isso afeta muito mais que apenas a aparência das suas mechas.

Como a hidratação funciona

Um fio de cabelo pode parecer ser formado uma única parte, mas a verdade é que cada fio tem pelo menos duas camadas. A camada externa, chamada de cutícula, é formada por pequenas escamas de queratina, que têm a função de proteger a camada interior, o córtex.

Hidratação

O córtex é formado de feixes de proteínas, que definem o formato, a cor, a elasticidade e a resistência dos fios. É considerado a parte mais importante do cabelo, e nele são retidos a água e outros nutrientes que o cabelo necessita.

Quando o cabelo está muito seco, as escamas da cutícula acabam se “descolando” umas das outras e ficando “abertas”, fazendo com que o córtex fique exposto. Nessa situação, os nutrientes do cabelo se perdem mais rapidamente, gerando problemas como fios quebradiços, frizz, pontas duplas e perda de brilho.

É aí que entra a hidratação: fios bem hidratados têm sua cutícula “fechada”, protegendo o córtex dos elementos externos como a poluição e o vento. É isso, por exemplo, que a máscara de hidratação faz. Assim, tanto a umidade dos fios como seus nutrientes são retidos, tornando o cabelo mais saudável e vistoso.

Benefícios da hidratação

Hidratação

Se você leu até aqui, já deve ter entendido que um cabelo bem hidratado é muito mais saudável. Como hidratar o cabelo “fecha” a cutícula, o córtex fica protegido e retém seus nutrientes.

Com o córtex protegido, as fibras internas dos fios mantêm sua integridade, tornando o cabelo mais maleável e resistente. Ou seja, hidratar o cabelo o torna menos frágil e quebradiço, além de evitar a queda excessiva.

Todo contato com produtos químicos acaba afetando a cutícula capilar e danificando os fios, seja muito ou pouco. A hidratação, portanto, é uma grande aliada para quem faz muitos tratamentos no cabelo, e pode inclusive ajudar a reparar danos ocasionais.

Também não é preciso dizer que um cabelo bem hidratado fica muito mais bonito. A hidratação diminui o frizz e deixa o cabelo sedoso e cheio de brilho. Por esses motivos, não importa se os fios são longos ou curtos, tingidos ou não, a hidratação é um cuidado essencial.

Como hidratar o cabelo?

Hidratação

Nem só de shampoo, máscara de hidratação e finalizador, depende o seu cabelo. Muitos outros fatores entram em jogo, como seus hábitos diários, os tratamentos com química que você faz e até o que você come. Saiba mais sobre isso e entenda como hidratar o cabelo corretamente.

Hábitos que você deve ter

Para que o seu cabelo não fique ressecado, é necessário que a hidratação seja frequente. Para cada produto existe uma frequência ideal de utilização, que pode também variar de acordo com o seu cabelo. Por isso, se atente às instruções da embalagem para não hidratar demais ou de menos.

Ao lavar o cabelo, nunca utilize água quente, pois isso faz com que as cutículas capilares se abram. Em vez disso, lave o cabelo com água fria ou morna, de preferência não passando muito da temperatura ambiente. O secador também é um vilão, e não deve ser usado antes da hidratação.

Além disso, como dizem por aí, a hidratação também acontece de dentro para fora. Em outras palavras, isso quer dizer que você deve sempre beber bastante água e ter uma alimentação balanceada. Afinal, se seu corpo não estiver hidratado e bem nutrido, como você espera que o seu cabelo esteja?

Sobre o salão de beleza

Hidratação

É possível realizar a hidratação com um profissional, mas lembre-se de manter os bons hábitos já mencionados. Como hidratar o cabelo no salão geralmente traz um ótimo resultado, muitas pessoas acabam descuidando e o efeito acaba pouco depois. Fique atenta!

E falando em salão, tome cuidado com a quantidade de química nos seus cabelos. Quem descolore e alisa os cabelos acaba por danificar os fios, mesmo que não seja muito. Se esses processos forem frequentes, o cabelo não vai suportar o “stress” e pode acabar ressecando.

Produtos para hidratação

Hidratação

Diversos produtos podem te ajudar na batalha contra o cabelo ressecado. Começando pelos cuidados diários, tempos os shampoos e condicionadores, muitos dos quais já são específicos de hidratação para cabelo.

Depois do shampoo, o produto principal: a máscara de hidratação. Ela será uma das maiores responsáveis pelo efeito, que depende de ela ser utilizada da maneira correta. Mais adiante você saberá como hidratar o cabelo corretamente aplicando a máscara.

Por fim, para terminar o serviço, utilize os finalizadores. Eles garantem que os fios permanecerão protegidos da poluição e outros elementos externos. E lembre-se sempre de escolher produtos que sejam indicados para o seu tipo de cabelo.

Quais são os melhores produtos de hidratação para cabelo?

A internet está cheia de fórmulas e receitas para hidratar o cabelo, como máscara de hidratação, óleos, shampoos e cremes. Pode até ser que você encontre alguns bons itens por aí, mas dê uma olhada na loja da Girass se quiser os melhores produtos de hidratação para cabelo!

Argan oil

Hidratação

O argan oil é o óleo essencial da castanha da Argania spinosa, uma árvore nativa do Marrocos. O clima seco da região maltrata muito o cabelo e a pele, mas as mulheres marroquinas sabem muito bem como hidratar o cabelo: há séculos o óleo de argan é utilizado para manter uma aparência vibrante e saudável.

Esse óleo é rico em antioxidantes, lipídios e tem três vezes mais vitamina E do que os óleos vegetais. Por isso, além de fechar as cutículas, selar pontas duplas e diminuir o frizz, o argan oil também deixa o cabelo muito bem nutrido, garantindo o brilho e a firmeza que você merece.

Não é à toa, então, que o argan oil é um dos mais indicados na hidratação para cabelo. A Girass tem uma linha completa de produtos com esse ingrediente, com shampoo, condicionador, finalizador, máscara de hidratação e sérum reparador.

Monoi de Tahiti

Hidratação

Os antigos habitantes da Polinésia Francesa já tinham uma receita de hidratação para cabelo 2000 anos atrás. O monoi de tahiti é uma fusão do óleo de coco com flor de Tiaré, natural do Taiti. Assim como o argan oil, o monoi de tahiti é rico em lipídios e é utilizado na hidratação do cabelo e do corpo.

Um dos grandes diferenciais do monoi de tahiti é que ele é uma ótima alternativa na hora do alisamento. Ele é um produto natural e não tem a agressividade do formol, podendo ser utilizado por praticamente qualquer pessoa. Além disso, o monoi de tahiti ainda deixa o cabelo bem nutrido e hidratado, acabando com dois problemas de só uma vez.

E para quem colore os cabelos, uma boa notícia: o monoi de tahiti ajuda a preservar a cor das mechas, garantindo um cabelo vivo por muito mais tempo. Na loja da Girass você encontra uma linha completa em produtos com o monoi de tahiti, como shampoo, condicionador, máscara de hidratação e finalizador.

Botox capilar

Hidratação

O botox capilar é um processo de revitalização dos fios, que diminui o volume do cabelo e acaba quase completamente com o frizz. A aplicação do botox repõe queratina e diversos nutrientes ao cabelo, fazendo com que ele ganhe elasticidade e resistência, além de manter a hidratação.

Algumas pessoas confundem com alisamento, mas não se engane: o que acontece é que os fios ficam muito bem alinhados, criando a impressão de um cabelo mais liso. Esse efeito não é permanente e os fios acabam voltando à sua forma natural, mas sem o frizz. Por isso, se você quer diminuir volume sem alisar, o botox capilar é a escolha certa!

E como sabemos tudo sobre hidratação para cabelo, é claro que a Girass também tem botox capilar! O realinhador da Girass deixará seus fios fortes, macios e com movimento natural. E, é claro, sem frizz!

Como usar os produtos de hidratação?

Hidratação

Na hora de realizar os procedimentos, muitas dúvidas podem surgir: quanto usar da máscara de hidratação? Devo lavar o cabelo? Posso usar secador? É claro que é possível ir a um salão de beleza e deixar tudo na mão do cabeleireiro, mas se você está sem tempo ou quer aprender como se faz, preste atenção às dicas a seguir.

Antes de começar

Lave bem o cabelo: tanto a poluição do dia-a-dia como outros produtos capilares podem acabar deixando resíduos. Para que a hidratação tenha o melhor resultado, é importante que não haja nada nos fios que impeça a ação da máscara. Por isso, lave seus cabelos antes do processo de hidratação, se possível com um shampoo anti-resíduos.

Não use água quente: lembre-se de que a água quente favorece o ressecamento dos fios, porque faz com que as cutículas se abram. Por isso, você deve usar água fria ou morna, no máximo à temperatura ambiente.

Deixe o secador de lado: por mais que acabe demorando, é importante deixar os cabelos secarem naturalmente, já que o secador favorece o ressecamento. Em vez disso, use apenas uma toalha pra tirar o excesso e espere até que os cabelos estejam úmidos.

Aplicando a máscara de hidratação

Hidratação

Leia a embalagem: apesar de ser meio óbvio, muitas pessoas não leem o que vem escrito no rótulo do produto. Lá se encontram informações importantes como o modo de aplicação, o tempo de ação e outras particularidades da sua máscara de hidratação.

Aplique a máscara aos poucos: não cometa o erro de emplastar seu cabelo com a máscara, já que isso pode piorar a situação dos fios. Passe aos poucos, mecha por mecha, massageando bem e garantindo que todo o cabelo receberá uma quantidade uniforme do produto.

Cuidado com a raiz: utilizar o produto diretamente no couro cabeludo fará com que a oleosidade de seus cabelos aumente. Por isso, dê uma distância de pelo menos dois dedos da raiz para começar a aplicação.

Tenha paciência: demora um pouco para que os nutrientes sejam absorvidos pelos fios, e por isso é importante respeitar o tempo de ação descrito na embalagem. Se você acha que não vai ter tempo, deixe para um outro momento.

Depois do tratamento

Hidratação

Aplique bons finalizadores: os finalizadores são responsáveis por dar um acabamento ao trabalho da máscara, ajudando a manter o efeito da hidratação. Conte com eles para selar pontas duplas, diminuir o frizz e fechar as cutículas por mais tempo.

Confie no sérum: o sérum reparador pode ser aplicado no cabelo seco, e ajuda também a selar as pontas duplas. Ele é um superconcentrado de nutrientes que garante uma manutenção rápida e eficiente. Quando se fala em hidratação para cabelo, o sérum é um aliado indispensável!

Acerte na frequência de hidratações: a hidratação não dura para sempre, e deve ser feita periodicamente. A frequência pode variar de acordo com o seu tipo de cabelo, mas geralmente é de pelo menos uma vez por semana. É bom ficar de olho na embalagem do seu produto e seguir as indicações.

Esperamos que com essas dicas você consiga tirar as suas dúvidas sobre hidratação para cabelo. O cuidado deve ser constante, mas o resultado vale a pena: mechas brilhantes, sedosas, firmes e macias!

E agora que você sabe como hidratar o cabelo, que tal dar uma olhada na nossa loja? A Girass tem os melhores produtos para que seu cabelo esteja sempre saudável e bonito. Até mais e cuidado com o frizz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *