Como fazer o cabelo crescer: dicas e produtos garantir o crescimento dos fios

Como fazer o cabelo crescer: dicas e produtos garantir o crescimento dos fios

 

A queda de cabelo pode estar ligada a muitos fatores: stress, má alimentação, maus tratos aos fios… Mas quando os fios começam a cair demais ou parecem não estar crescendo rápido o bastante, a pergunta é: como fazer o cabelo crescer?

É claro que não há como fazer o cabelo crescer rápido como num passe de mágica. No entanto, existem alguns bons hábitos que você pode cultivar, além do uso de certos produtos, que podem ajudar a crescer cabelo. Continue lendo e descubra quais são!

Algumas informações sobre seu cabelo

Antes de começar a falar de como fazer o cabelo crescer rápido, que tal entender melhor como funciona o seu cabelo, por que ele cresce e por que ele cai?

Por que o cabelo cresce

Os fios de cabelo crescem dos folículos capilares, que são pequenas estruturas localizadas no interior do couro cabeludo. Lá, ocorre a multiplicação de um tipo de célula chamada de queratinócito, que “empurra” o fio para fora, fazendo crescer cabelo.

Existem três fases no ciclo de vida do cabelo:

  • Na fase chamada de anágena, os queratinócitos se multiplicam e o cabelo cresce, até o fim da “vida” do folículo. Esse processo pode continuar por até seis anos, mas cada pessoa e tipo de cabelo têm uma taxa de crescimento diferente.
  • Na fase chamada de catágena, o folículo “morre” e o fio começa a ser expulso do couro cabeludo. Como uma parte do fio ainda está no couro cabeludo, ainda há uma pequena aparência de crescimento.
  • Na fase telógena, um novo folículo começa a surgir no lugar do antigo, para então recomeçar a fase anágena e novamente fazer crescer cabelo. Como o tempo que o fio leva para cair ode variar, é possível que ainda esteja no couro cabeludo quando essa fase começar.

Em média, um fio de cabelo cresce de 1 a 1,5 centímetro por mês. Você até pode tomar como referência este valor para analisar se seu cabelo está crescendo muito ou pouco, mas lembre-se que cada pessoa tem seu próprio ritmo.

Dificuldades no crescimento

Existem diversos fatores que afetam o crescimento do cabelo. Se você acha que seus fios demoram a crescer, dê uma olhada nas possíveis razões:

  • Genética: cada pessoa é diferente, e pode levar mais ou menos tempo para crescer cabelo. Além disso, o cabelo liso parece crescer mais depressa que o crespo ou o cacheado.
  • alimentação: o cabelo é formado de proteínas, e por isso é essencial que elas sejam consumidas. Quando estão em falta, podem diminuir a velocidade de crescimento e fragilizar os fios.
  • Falta de hidratação: os fios ficam mais frágeis quando estão desidratados, e é mais fácil que quebrem e caiam. Isso também afeta o couro cabeludo, que pode fazer o cabelo crescer mais devagar.
  • Estresse: o estresse é um grande responsável pela queda de cabelo. Ele pode acelerar o ciclo de vida do folículo capilar, fazendo com que a queda chegue mais cedo do que deveria. Isso, por sua vez, faz com que o fio não consiga crescer muito.

Por que o cabelo cai

Para entender como fazer o cabelo crescer rápido, também é necessário entender por que ele cai.

Os folículos capilares têm uma “data de validade”, que pode ser de até 6 anos, quando param de fazer crescer cabelo. Quando vai acabando o tempo de vida do folículo, o fio se desprende do couro cabeludo e em pouco tempo acaba caindo. Quando os folículos morrem, outros se formam no lugar e novos fios crescem.

É normal que os cabelos caiam: uma pessoa jovem pode perder até 100 fios por dia, sem precisar se preocupar. Quando o número é muito maior que esse, aí sim pode estar acontecendo algum problema, e é importante dar uma atenção especial ao seu cabelo.

Alguns motivos para a queda excessiva dos cabelos já foram mencionados: alimentação desbalanceada, estresse em demasia e falta de cuidado com os fios. Mas pode ser algo mais sério, como calvície, algum problema de pele, distúrbio hormonal ou outra doença que não deixe crescer cabelo. Por isso, se você não conseguir “corrigir” o problema sozinho, procure ajuda profissional.

Cuidados com o cabelo para evitar a queda

Caso o seu problema não seja tão sério quanto uma doença, existem alguns cuidados que você pode para evitar a queda de cabelo:

  • Comer bem: uma dieta rica em proteínas, ferro e zinco ajuda os fios a crescerem e se manterem fortes.
  • Manter a hidratação: cabelos bem hidratados são mais resistentes e saudáveis, evitando quebra e queda prematuras.
  • Diminuir o estresse: isso pode ser complicado, especialmente com a vida agitada que levamos hoje em dia. No entanto, diminuir o estresse é essencial para evitar não só a queda capilar, mas muitos outros problemas de saúde.
  • Manusear o cabelo corretamente: desembaraçar os fios quando estão secos, por exemplo, os ajuda a cair. Dormir com os cabelos molhados também não é um bom hábito.
  • Maneirar na química: química demais pode prejudicar a hidratação, além de enfraquecer os fios e o couro cabeludo.
  • Manter a cabeça limpa: isso evita o acúmulo de oleosidade no couro cabeludo, que pode entupir os folículos e enfraquecer os fios.

Como fazer o cabelo crescer rápido

Resultado de imagem para cabelo bonito png

 

Agora que você já tem uma ideia de como o cabelo cresce e cai, vamos falar do assunto principal: como fazer o cabelo crescer rápido? Existem vários métodos que dão uma forcinha e ajudam a crescer cabelo, mas é preciso tomar alguns cuidados. Entenda melhor com o que vem a seguir:

Remédios de via oral

Existe uma vasta variedade de remédios para a calvície e a queda de cabelo, que podem vir na forma de pílulas e até mesmo suplementos alimentares. Uma boa parte deles se concentra em suprir a deficiência de certos nutrientes, como os complexos vitamínicos.

Como o dia-a-dia de muitas pessoas é agitado, é bem possível que a alimentação não seja a melhor e exista a falta de vitaminas, como as Vitaminas A e E, e a falta de minerais, como zinco e ferro. Esses nutrientes, como já vimos, são importantíssimos para manter a boa saúde do cabelo, incluindo o seu crescimento.

Pode ser também que uma pessoa tenha alguma doença mais séria que a impeça de crescer cabelo. Neste caso, os remédios são mais específicos e podem “ajustar” outros problemas do corpo, como disfunções hormonais.

ATENÇÃO

É importantíssimo que você não tome nenhum medicamento sem prescrição médica. Primeiramente, porque pode ser perigoso para sua saúde: o excesso de nutrientes também pode ser ruim, inclusive para o cabelo. Além disso, sem o auxílio de um profissional, é difícil saber quais nutrientes estão em falta no seu corpo. Por isso, fuja da automedicação.

Produtos de uso tópico

Esses são outro exemplo de como fazer o cabelo crescer rápido. Neste caso, estamos falando de cosméticos a serem aplicados nos cabelos ou couro cabeludo, como shampoos, sprays, cremes, etc. Eles podem ter várias finalidades diferentes, como reposição de nutrientes, remoção de oleosidade, fortalecimento das raízes e hidratação.

Dizendo mais uma vez, é importante não sair comprando e aplicando qualquer produto no seu corpo. Você pode ser intolerante a algum dos componentes e acabar tendo uma alergia ou outro tipo de reação indesejável. Procure sempre o conselho de um profissional!

Produtos “Bomb”

Os cosméticos do tipo “Bomb” são shampoos, condicionadores e outros produtos de uso tópico que ajudam os folículos a fazer crescer cabelo. Eles conseguem fazer isso porque misturam em um só produto vários ingredientes que são poderosos aliados do crescimento.

Os produtos Bomb contam com vitaminas, que já citamos, hidratantes, proteínas, óleos essenciais e ainda outros nutrientes, para que o seu cabelo tenha um pacote completo de benefícios: hidratação, resistência, nutrição, elasticidade, e, claro, crescimento.

A Girass tem a linha Complex Bomb, que vai desde o shampoo até o finalizador. Além disso, para quem faz muitos tratamentos com química, a Girass também tem leave-ins pós-química para dar uma forcinha.

Tratamentos clínicos e laser

Existem também métodos clínicos para fazer o cabelo crescer mais rapidamente. Obviamente, esses tratamentos são mais caros; no entanto, há o acompanhamento de um dermatologista durante todo o processo, então a garantia de sucesso é maior.

Um dos tratamentos mais populares é o do laser de baixa potência, também chamado de laser frio. No processo, a luz do laser penetra o couro cabeludo e atinge as células das raízes, estimulando seu metabolismo e, consequentemente, fazendo crescer cabelo. Além disso, o método também melhora a circulação de sangue, trazendo mais oxigênio e nutrientes.

Esse tratamento é mais utilizado em casos de calvície e algumas doenças, e por isso pode não ser tão necessário para você. Além disso, o tratamento deve ser realizado 3 vezes por semana, por um período de 3 a 6 meses, o que é economicamente inviável para muitas pessoas.

Remédios x Métodos naturais

A dúvida principal para muitas pessoas é como fazer o cabelo crescer rápido e de forma natural. E diante de tantas opções, é normal que exista também alguma dúvida sobre as diferenças entre remédios industrializados e métodos naturais.

A verdade é que muitos métodos naturais são sim efetivos, especialmente quando se fala nos bons hábitos. No entanto, os produtos para crescimento capilar foram feitos especialmente para essa finalidade, e por isso sua eficácia é maior.

O ideal, então, para quem quer que o cabelo cresça bastante, é fazer as duas coisas: manter os bons hábitos de higiene e saúde capilar e também utilizar os produtos especializados. Vale lembrar também que muitos dos remédios são “naturais”, sem qualquer química danosa ao corpo ou aos cabelos.

Produtos Girass para crescimento, Complex Bomb e pós química

A Girass tem os produtos certos para você manter seu cabelo forte, nutrido e crescendo. Confira a seguir:

Complex Bomb

A linha Complex Bomb da Girass traz bons resultados graças aos seus princípios ativos, como vitaminas e proteínas essenciais para o bom funcionamento dos folículos. Esses nutrientes, além de garantirem fios fortes e bem nutridos, também estimulam o crescimento capilar.

Para que você não perca esses benefícios em nenhum momento, a linha da Girass conta com 4 excelentes produtos: shampoo, condicionador, finalizador e máscara. Com eles, você garante cuidados essenciais e estímulos de crescimento a cada etapa do seu tratamento!

Princípios ativos da Girass

Para entender melhor por que os produtos da Girass funcionam, confira aqui quais são os seus principais ingredientes. São eles que fazem a diferença na hora de crescer cabelo.

  • Vitamina A: estudos mostram que a Vitamina A, na quantidade correta, é essencial para o crescimento dos fios. Ela faz com que o couro cabeludo realize a hidratação natural do cabelo e mantém os folículos “vivos”.
  • Vitamina E: a Vitamina E ajuda na circulação sanguínea, o que garante mais irrigação no couro cabeludo. Isso ajuda os folículos a se manterem saudáveis e a funcionarem corretamente, estimulando o crescimento dos fios
  • Whey Protein: o muito usado para ganho de massa muscular, o whey protein também pode ajudar os cabelos. Suas proteínas nutrem os fios e os deixam com ótima elasticidade e resistência a quedas. Além disso, o whey tem alto potencial reparador, inclusive para cabelos tratados com química.
  • Macadamia Oil: o óleo de macadâmia ajuda a manter o cabelo hidratado, nutrido e resistente. Isso auxilia o couro cabeludo a manter o ciclo de vida dos folículos capilares por mais tempo e estimular o crescimento. Além disso, o ingrediente ajuda o cabelo se manter livre de frizz.

Leave-in pós química

Tratamentos com química, como alisamento e progressiva, exigem muito dos fios. Eles podem causar a descamação das cutículas, diminuir a hidratação dos fios e fragilizar o cabelo. Além disso, o couro cabeludo também pode ser afetado, com o enfraquecimento dos folículos capilares e alterações na produção natural de oleosidade.

Como fazer o cabelo crescer rápido é algo que precisa dos fios saudáveis ao máximo, os tratamentos com química não são muito indicados para quem quer fazer crescer cabelo. O ideal seria, então, deixar esses tratamentos de lado por enquanto e focar no crescimento capilar.

Mas, se você já passou pela química, ou se não quer mesmo abandoná-la de vez, não se desespere! Os leave-ins pós química da Girass estão aqui para te ajudar. Você pode aplicá-los diretamente sobre os fios, sem necessidade de enxágue; um jeito prático e simples de se cuidar.

Esperamos que com este artigo você tenha entendido um pouco mais sobre como fazer o cabelo crescer rápido. Não existe uma fórmula mágica, mas alinhando bons hábitos com os produtos corretos, você terá seu cabelo crescendo saudável e bonito! E, é claro, lembre-se de consultar um especialista antes de se automedicar.

Para mais dicas de cuidados com os cabelos, fique de olho no nosso blog. E não se esqueça de dar uma passadinha na loja da Girass! Até a próxima!

Referências:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-cabelo-cresce/

http://segredocapilar.com/

https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2017/12/queda-de-cabelo-dermatologista-esclarece-principais-duvidas.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *