Barbear do jeito certo saiba como…

Esse ritual tem suas manhas. Para ajudá-lo a fazer o serviço de maneira tranquila — sem dor nem sangue — ensinamos como preparar a pele e raspar os pelos.

Qualquer coisa que a gente faça todo dia deve ser bem feita, certo? Seja sexo, treino ou barba. Bem, sexo e treino não costumam trazer problemas, mas para muitos homens o barbear é uma verdadeira tortura. Não só por causa da preguiça, mas por causa de irritação, ardor, vermelhidão da pele, cortes e foliculite.

Esse ritual que muitos caras são obrigados a executar todos os dias tem suas manhas. Para ajudá-lo a fazer o serviço da maneira mais tranquila possível — sem dor nem sangue — ensinamos o jeito correto de preparar a pele e raspar os pelos. Indicamos, também, alguns produtos de qualidade para usar em cada etapa.

ESQUENTE O ROSTO

Para facilitar a passagem da lâmina, molhe o rosto com água morna a quente alguns minutos antes de começar. Ou então barbeie-se embaixo do chuveiro no final do banho. O calor abre os folículos dos pelos. Outra alternativa legal é usar o bom e velho truque dos barbeiros: aplicar no rosto uma toalha molhada em água quente. Se você não tem água quente na torneira do banheiro, esquente a toalha molhada no micro-ondas.

INVISTA NUM PINCEL DE BARBA

O pincel parece fora de moda, mas é um bom investimento para quem tem pele sensível, que fica irritada ao barbear. O pincel produz uma espuma cremosa e abundante, que favorece o deslizar suave da lâmina. A massagem que ele faz no rosto ajuda a espuma a penetrar na pele e envolver os pelos. A dupla perfeita para ele é o tradicional creme de barbear em tubo, que faz bastante espuma e geralmente custa bem pouco.

VÁ DEVAGAR E SEMPRE

Homens que se barbeiam a toda velocidade e passam a lâmina com movimentos longos tendem a sofrer ainda mais com irritação e vermelhidão da pele. Calma aí. Desacelere o ritmo do seu barbear e use o aparelho com movimentos mais curtos, com cerca de 2 centímetros. Quantos mais passadas, menor será a irritação da pele.

PASSE O PINCEL EM CÍRCULOS

Aplique o gel ou a espuma de barbear em movimentos circulares com as pontas dos dedos por toda a região da barba, massageando a pele. Os pelos crescem em diferentes direções e essa aplicação cuidadosa faz com que a espuma atinja toda a área.

DIMINUA A PRESSÃO

Alguns homens acham que quanto mais pressionarem o aparelho no rosto mais rente será o barbear. Mancada feia! Os aparelhos modernos são desenhados para fazer o trabalho com pouca pressão no rosto — o cuidado é não usar cartucho com lâminas gastas! Faça as passadas no rosto sem apertar muito (em movimentos curtos, como falamos acima). Os aparelhos mais bacanas também se adaptam aos contornos do rosto.

USE GEL DE BARBA EM VEZ DE ESPUMA

Para um barbear sensacional, você pode substituir a espuma pelo gel.  O gel possui uma base aquosa e hidratante e ativos emolientes. Se você sofre com irritação, esta é a melhor opção. O Gel para barbear Girass possui também ativos anti-inflamatórios e anti-sépticos. E ainda mantém a hidratação da pele por 24 horas, evitando assim a necessidade de produtos pós barba. Sua pele fica hidratada na medida certa, sem o risco de ficar oleosa.

DEIXE O BIGODE PARA O FINAL

Raspe a parte superior do lábio só no final do barbear. Não sabemos se você já reparou como os pelos do bigode são grossos. Quanto mais tempo o produto de barba agir nessa área, mais confortável e suave será a passagem da lâmina.

SIGA NA DIREÇÃO CERTA

Você já ouviu por aí que só deve passar a lâmina no sentido de crescimento dos pelos. Ok, mas essa regra só é obrigatória para homens de pele sensível. Muitos podem escanhoar (ou seja, passar o aparelho em várias direções) sem problemas. Mas também não precisa fazer isso dezenas de vezes! Então ficamos assim: quem sofre com irritação, vermelhidão e ardor deve evitar raspar o pelo na direção contrária ao seu crescimento.

DÊ UM DIA DE DESCANSO PARA SUA PELE

Agora, a melhor parte: não faça a barba sempre que puder! Se você se barbeia diariamente, pule um dia (pode ser no final de semana) para dar um tempinho de descanso à sua pele e ajudá-la a se recuperar da agressão constante da lâmina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *